quarta-feira, 28 de março de 2012

Flash Mob silenciosa em defesa do Hospital de Torres Vedras

Março 21st, 2012 in Jornal das Caldas. Edição On-line

A Comissão de Utentes de Saúde Torres Vedras promoveu a realização de uma Flash Mob no passado sábado, cerca das 15h30, junto à entrada principal do Hospital de Torres Vedras.
Esta manifestação silenciosa teve como intuito protestar contra as propostas da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, que visam o encerramento de vários Serviços do Centro Hospitalar de Torres Vedras (CHTV), decorrentes da fusão com o Centro Hospitalar Oeste Norte (CHON), nas Caldas da Rainha.
Os cidadãos que compareceram no local juntaram-se lado a lado, em frente ao Hospital, e taparam o rosto com imagens de idosos e bebés durante dois minutos. Simultaneamente foi exibida uma tarja, à frente do grupo, com a frase “Não queremos nascer nem morrer na A8″. Decorridos os primeiros dois minutos, as pessoas deixaram-se cair no chão e assim permaneceram por mais dois minutos, desmobilizando de seguida.
Os transeuntes que por ali passavam pararam surpreendidos com um acontecimento invulgar por estas paragens, aproveitando para manifestar o seu apoio à causa.
De acordo com os membros da Comissão de Utentes, “o possível encerramento da urgência médico-cirúrgica tem funcionado como uma cortina de fumo, desviando as atenções das pessoas relativamente ao encerramento de vários outros Serviços – a maternidade, a urgência pediátrica, a ginecologia, a obstetrícia e ainda o hospital do Barro com a medicina física e de reabilitação, entre outros”. Como referiu uma popular na ocasião, “levam-nos o porco e deixam-nos um chouriço”.
A Comissão manifesta também a sua indignação face aos cortes orçamentais impostos pelo Ministério ao Hospital de Torres Vedras nos últimos dois anos, aos quais se soma novo corte superior a 8% em 2012. “Apesar da gestão equilibrada por parte da administração hospitalar, que logrou reduzir despesas em cerca de 10% no último ano, torna-se impossível diminuir a dívida perante tais políticas. Acaba por ser uma política perversa, pois o Ministério leva à deterioração dos Serviços para depois aparecer novamente dizendo que os mesmos já não são sustentáveis e por isso têm de ser encerrados”, refere.
O CHTV serve uma população próxima dos 170.000 habitantes, distribuídos pelos concelhos de Cadaval, Lourinhã, Torres Vedras e parte do concelho de Mafra.

Francisco Gomes

Sem comentários:

Enviar um comentário