sexta-feira, 23 de março de 2012

Greve Geral 22 de Março

2ª greve geral onde ocorre violência, onde SEMPRE são identificados polícias infiltrados e desordeiros. Há vários problemas com isto. Primeiro que tudo claro está a questão da segurança das pessoas que lutam pelos direitos de TODOS incluindo o daqueles polícias. Como se sentiriam nessa situação, sabendo que estão ali para que também eles possam deitar os seus filhos todas as noites, para que também eles tenham condições para fazer melhor o seu trabalho, que na situação actual é vital para a sociedade. Aqueles que lhes reconhecem o valor, são também aqueles que provam o sabor da violência desmedida. Quem já esteve nesta situação sabe que a revolta que cresce por dentro nesta situação é grande, e apenas aqueles mais preparados a conseguem controlar.

Neste vídeo vemos a parte da frente da confusão, já com barulho de coisas a partir e os manifestantes notoriamente a fugir de uma "manada" de polícias. Aos 23 segundos podemos ver a agressão à jornalista, que está a correr mundo.De seguida vemos pessoas que não estão a fazer rigorosamente NADA a não ser estar num local público fugir notoriamente com MEDO... porquê? Esqueçam os episódios onde preferem alguns notoriamente atribuir culpa aos "desordeiros e incómodos manifestantes por um mundo melhor", vejam as pessoas no geral e observem comportamentos. Ainda que alguém tenha tido um comportamento menos próprio (que claro será sempre condenável) é assim que a nossa polícia está capacitada e instruída para agir? Quem estavam eles a proteger? Os manifestantes dos próprios manifestantes? Ao 1:46 ouvimos uma senhora dizer: "Parece que estamos numa guerra" e o inimigo são aqueles que querem um país e um mundo melhor para TODOS. Isto faz sentido? para quem?

 Agora vejamos outro lado. A parte de trás da confusão. Neste vídeo, quando começa, ainda não se ouvem coisas a partir e apenas com o avanço da polícia começa a verdadeira confusão, vemos logo um homem no chão (a quem não prestaram assistência).

Depois podemos ler o relato de um dos detidos no Porto (que desde já agradecemos a partilha).
Na sequência de o Rui Cruz ter sido constituído arguido, sem saber porquê, de neste mesmo relato sabermos o mesmo...

Então mas já se vai detido sem acusação? Já não se tem direito a advogados?
Quais são os nossos direitos?
O que fazer em caso de detenção?

1 comentário:

  1. sim podes ser detido so para efeitos de identificação de onde pode ou não resultar um auto de noticia que depois é enviado ao juiz de instrução ( ministério público ) para deduzir acusação ou o arquivamento. Tens direito a não ser agredido, á presença de um familiar e solicitar um advogado a teu proprio custo ( caso tenhas um ) tens direito a ser esclarecido quais os motivos da detenção e os procedimentos legais que dai decorram ( termo de identidade e residencia ou audiencia de instrução crimminal para determinar medida de coacção mais grave) podes ainda permanecer 48 horas com o orgão de policia criminal antes deste sequer te levar a um Juiz de instrução mas podes em todas as alturas remeter-te ao silencio e chamar um defensor legal. ( Miguel Santos Costa)

    ResponderEliminar