terça-feira, 3 de abril de 2012

Mail recebido a 1 de Abril de 2012 18:31

Companheirxs,


Conforme acordado na última reunião de dia 31 de Março na Fábrica da Cultura em Lisboa junto enviamos o comunicado de imprensa com vista à difusão da iniciativa Primavera Global em Portugal.


Trata-se apenas de dar a conhecer a intenção de cidadãs e cidadãos, activistas, colectivos e movimentos sociais se associarem e responderem ao apelo internacional de uma Primavera Global/Global Spring no mês de Maio. Temos conhecimento de diversas iniciativas e reuniões que se estão a fazer em vários pontos do país e congratulamos todxs por isso. Esperamos poder fazer convergir o máximo de iniciativas e de acções nos próximos tempos com vista à criação de uma Primavera Global em Portugal durante todo o mês de Maio.


Convidamos todxs os que se quiserem juntar aos companheirxs ali presentes no próximo dia 2 de Abril, pelas 18h no Largo do Chiado a fazê-lo com criatividade e esperança para que este seja apenas um início de uma Primavera Global em Portugal.


O CI foi já publicado na página do grupo - https://www.facebook.com/groups/293430970724610/doc/307685265965847/.



COMUNICADO:

COMUNICADO DE IMPRENSA

PRIMAVERA GLOBAL PT

A Primavera Global PT convoca os orgãos de comunicação social para uma conferência de imprensa que vai realizar no dia 2 de abril de 2012, pelas 18H00, no Largo do Chiado em Lisboa.

A Primavera Global PT sairá à rua no dia 12 de Maio de 2012 (12M de 2012), com um programa de acção que será mais tarde divulgado, associando-se ao protesto  Global Spring  que decidiu fazer de Maio de 2012 o mês dos dias globais de acção.

A Primavera Global PT é composta por cidadãos, activistas, colectivos, movimentos sociais que, em conjunto, de forma pacífica, na sua diversidade e autonomia, querem encontrar soluções e construir novos modelos de organização à escala humana, mais sustentáveis e mais democráticos. E fazem-no descentralizados e autonomamente mas convergentes em vários pontos do país onde este apelo de indignação e mudança se faça sentir.

O 12M de 2012 surge um ano após o 12 de Março de 2011, data histórica para a indignação em Portugal, em que se organizou uma das maiores manifestações da história recente.  O 12 de Março de 2011 foi o rastilho de mobilização cidadã que incendiou várias cidades da Europa, sobretudo após o 15 de Maio em Espanha, seguindo também o impulso vindo das revoltas no mundo árabe. O ano de 2011 ficou, depois, marcado pelo dia de protesto mundial de 15 de Outubro. Do Japão ao Brasil, dos EUA à Europa, o chamado movimento d@s Indignad@s saiu à rua, manifestou-se, exigiu ser ouvido. O ano ficou também assinalado pela ocupação de Wall Street, em pleno coração do sistema financeiro global, dando origem ao movimento Occupy. Em paralelo e em concertação, inúmeros colectivos locais, de transição, de bairro ou movimentos sociais tematizados organizavam-se propondo alternativas.

A Primavera Global PT pretende dar voz e visibilidade a todas estas iniciativas e propostas de mudança de um modo de tratar o planeta e as pessoas que está a produzir danos e descontentamento.

A Primavera Global PT realiza a sua próxima reunião aberta no dia 14 de Abril de 2012, pelas 10H00, na Fábrica de Braço de Prata, em Lisboa.

Primaveira Global PT

Sem comentários:

Enviar um comentário