quinta-feira, 26 de abril de 2012

A quem interessar:
Os acontecimentos que se desenvolveram ao longo do ultimo ano na Fontinha passaram-me despercebidos ate que no dia 19 de Abril de 2012 um triste desenlace captou a atencao de muitos (eu incluido) para o quadro completo de uma imagem pitoresca, quase surreal, de um pais onde se fez da incompetencia uma tradicao, e da indignacao quase  a definicao do estado de alma lusitano.
O pais vai mal. O regime caiu mas os velhos habitos perduram. 400 anos de administracao deficiente; mais alguns integrados numa pseudo-federacao europeia na qual nao pertencemos e o resultado e visivel: estamos em cacos.
Diz-se que a necessidade e a mae de toda invencao; e tambem que em tempos de dificuldades o melhor do caracter de todos nos vem ao de cima. O caracter portugues no entanto continua a surpreender-me. E nao pela positiva.
Quando os meios faltam; o minimo que qualquer ser humano digno desse nome pode e deve fazer e louvar os que tentam ajudar simplesmente porque...Querem ajudar.
A democracia nunca funcionara; o conflito israelo-palestiniano nunca vera um fim; o ceu nunca deixara de ser azul e eu nunca deixarei de beber cerveja. Nesta vida algumas coisas sao factos inevitaveis; para o bem ou para o mal temos de lidar com eles o melhor que sabemos... O Es.Col.A no entanto, nao tinha de fechar. Nao tinha... Mas fechou.
E assim se perde a boa vontade e esforco de alguns; enredada em tramas politicas e interesses paralelos que neste momento nao tenho disponibilidade para descrever em detalhe porque um homem nao perde tempo com assuntos de ratos.
 
Ha cerca de um ano abandonei o nosso pais em busca de interesses pessoais e profissionais. Trabalho e vivo rodeado de gente que nao e a minha e desenvolvi um orgulho enorme em ser portugues; no nossa historia; no nosso espirito e ignoro conscientemente o facto de que todos os exemplos inspiracionais da nossa nacao estao no passado.
O meu passaporte nunca sera outro e Portugal sera sempre a minha casa mas hoje... Estou contente por estar longe.
Fomos uma das luzes que guiou a humanidade mas esse brilho apagou-se ha muito.
 
A revolucao dos nossos tempos e uma que nao podemos fazer com armas ou punhos. A sociedade ocidental perdeu valores que nao podia ter perdido. Honra e uma palavra; viver de acordo com o seu conceito e algo que todos temos de aprender do zero.
Forca, coragem e educacao. Cultivem-nas; passem-nas aos vossos filhos; inspirem os vossos amigos e familiares.
O mundo nao muda sem que cada um faca a sua parte. E desistir e para perdedores. Encontraram uma causa? Fantastico. Agora lutem por ela; e que a luta vos engrandeca o espirito.
 
 
"Hasta la victoria; siempre"
 
 
texto por: Fernando Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário