domingo, 17 de fevereiro de 2013

COMUNICADO DE IMPRENSA #OpBigBrother

#IDP13 - Dia Internacional da Privacidade 
 
A sociedade actual, presa entre a crise económica e um consumo excessivo, vai sendo gradualmente invadida por tecnologias de vigilância.
Esta invasão difusa insinua-se na nossa vida diária: as redes sociais e a conectividade entre diferentes objectos são os exemplos mais flagrantes. O Facebook, a rede social mais popular, analisa as informações, links e fotos "postadas" para adaptar anúncios para os seus usuários. "Smartphones" são ferramentas fabulosas: recebemos anúncios das lojas pelas quais passamos, tiramos fotos com amigos e publicamo-las na Internet com a localização do evento, ou podemos obter mapas, em tempo real, para uma caminhada...
Nas cidades passamos diariamente por cada vez mais câmaras. Somos filmados várias vezes por dia em nome da "vídeo protecção".

Todos estes exemplos, isoladamente, não são muito "chatos", mas imagina que toda essa informação converge; se cruza...Achas que somos paranóicos?

Infelizmente, não!
Os que instauram tais sistemas mostram tendências para a paranóia!

Indect-FP7, Trapwire, CleanIt, SOPA, PIPA, CETA ... Muitas siglas aparecem regularmente. Por trás desses termos estão ocultos sistemas de controlo e vigilância dos cidadãos. A inspecção de conteúdos para revelar falsificações; a análise de comunicações para detectar possíveis actividades terroristas; usar um sistema global para organizar e agrupar os dados disponíveis na Internet (redes sociais, blogs, "chats") com imagens de câmaras de videovigilância , a partir de bases de dados governamentais, ou a partir de dados bancários (etc.).
Estes sistemas, desenvolvidos por empresas privadas a pedido dos governos, ameaçam o fundamental direito à privacidade.

Infelizmente há muitas pessoas que não estão conscientes desta situação, participando até mesmo em seu próprio controlo (alimentando as redes sociais com as suas informações pessoais, por exemplo) e aceitam a progressiva implementação de sistemas de monitoramento. Estes projectos, ou leis, são apresentados de tal forma obscura, que se torna impossível perceber as suas motivações e objectivos reais.

Incluída na acção global dos Anonymous, a #OpBigBrother foi introduzida nesta vontade de lutar, a nível mundial, contra os instrumentos de vigilância da população e contra os projectos anti-liberdade. A operação #OpBigBrother visa informar os cidadãos sobre tais projectos, sistemas de vigilância já em execução, e também alertar a elaboração de novos planos, que restrinjam as nossas liberdades pessoais.

# OpBigBrother escolheu como método de acção a pedagogia. O conhecimento é a melhor arma contra qualquer forma de submissão.
 
Informações sobre esta operação e a nossa luta estão disponíveis em anteriores posts deste blog.


Hoje, a censura e a vigilância são duas armas usadas contra os nossos compatriotas (cf 1984 Brother / Big - George Orwell).

A Telecomix, no âmbito do projecto "Blue Cabinet" http://werebuild.telecomix.org/wiki/Blue_cabinet, desenhou uma base de dados, incluindo muitas informações sobre vários actores na vigilância. Convidamos-vos a consultar esses documentos, para formarem a vossa própria opinião.

No âmbito do seu trabalho de "The Spy Files", a Wikileaks também elaborou uma base de dados revelando ferramentas e empresas envolvidas na vigilância em massa: http://wikileaks.org/The-Spyfiles-The-Map.html.

Vê também a acção dos Anonymous via par-anoia, que transmite segredos oficiais relativos a este tópico: http://par-anoia.net/releases.html

#OpBigBrother trabalha em duas vertentes:
- Na Internet, onde revelamos segredos do BigBrother
- Na vida real, onde informamos sobre o assunto

Dia 23 de Fevereiro será realizado o primeiro Dia Internacional da Privacidade #IDP13.

Aqui está o link do vídeo para este dia: http://www.youtube.com/watch?v=wzKKt-j7mhs

Muitas vezes só tomamos consciência de algo quando a perdemos. Desejamos que os cidadãos tenham conhecimento, enquanto ainda há tempo!

Queremos que as pessoas estejam devidamente informadas das consequências da implementação destes sistemas de modo a que possam optar livremente se querem, ou não, a sua implementação. As populações devem ser capazes de tomar decisões ponderadas, sem a desculpa do progresso tecnológico e / ou científico, sem usar o medo do terrorismo e sem a introdução de projectos incompreensíveis para os leigos.
Todos estamos preocupados com este assunto, cidadãos e meios de comunicação social. Uma invasão de privacidade terá consequências sobre a liberdade de expressão. Uma possível censura, formalizada pela lei ou por iniciativa de autores, terá um impacto negativo sobre a liberdade de imprensa. Como podem os repórteres garantir a protecção das suas fontes numa sociedade constantemente vigiada? Como escrever um artigo "sensível" sobre governo se o escritor se sente espiado?

Mais cedo do que julgamos, transformamo-nos numa sociedade em que, por medo de represálias, os jornalistas não mais poderão trabalhar livremente.

Trabalhar em conjunto para que este futuro não exista!
Fazer com que a liberdade dos meios de comunicação, o direito à privacidade e à liberdade de expressão sejam protegidos!

Transmite esta mensagem, espalha a informação de forma a não permitir que tal sociedade se estabeleça. Junta-te a nós!

Para viver num mundo de paz.
Para deixar um mundo melhor para os nossos filhos.

Nós somos Anonymous
Nós somos Legião
Nós não perdoamos
Nós não esquecemos
Aguardem-nos!


1 comentário:

  1. faltou um: Echelon! ... google it: you might get surprised - nothing is new. =)

    ResponderEliminar