terça-feira, 6 de agosto de 2013

Documentário "Stop! Rodando el Cambio"


Stop! Rodando el cambio é um documentário que relata a viagem de um mês que uma equipa de mulheres decidiu fazer, em busca de outras formas de vida alternativas ao sistema capitalista. Encontraram por Espanha e França várias ecoaldeias e outras iniciativas de autogestão onde se vive em comunidade e em democracia directa, respeitando-se o meio ambiente e as pessoas em que lá vivem.

« Estamos tão focados na ideia de “ terminamos os estudos, encontramos um bom trabalho, ganhamos mil euros e de certeza vamos ser felizes” e isso nem sempre é verdade. Podemos igualmente contemplar outras possibilidades, como ganhar menos dinheiro, mas ter mais tempo livre para fazer o que queremos, estar com quem queremos, comer a comida que queremos...»

Nas cidades, onde o Governo não satisfaz as necessidades mais básicas das pessoas, também há sementes que se estão a espalhar: projectos de auto-gestão como as hortas urbanas, as assembleias populares ou a permacultura, na busca de uma mudança social profunda e como um acto civil, consciente, público e não-violento de desobediência civil e de rebelião contra a autoridade.

Aqui fica o vídeo:





Sem comentários:

Enviar um comentário