sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

É agora, ajuda-nos a decidir o futuro da internet!



Está a acontecer neste momento. Os Governos de vários países estão reunidos para decidir o futuro da internet, e o vento começa a soprar a nosso favor.

Depois de muita pressão, a UIT (União Internacional de Telecomunicações) decidiu ceder ao público o direito de se pronunciar acerca de parte do processo da Conferência Mundial sobre Telecomunicações Internacionais (WCIT), a decorrer no Dubai até dia 14 de Dezembro. Parabéns – isto é um grande avanço.

A nossa pressão sobre o assunto está a surtir efeitos, mas agora chegamos a um momento decisivo. Por isso precisamos da tua ajuda.

Há propostas no terreno que a ser aceites, tornarão a internet menos livre, mais cara e muito mais lenta, e é para impedir isso que a Access está presente em Dubai, representando os direitos digitais dos utilizadores de todo o mundo. Se estas perigosas propostas se tornam uma realidade, os interesses de biliões de utilizadores da internet estariam ameaçados pelos Governos e grandes empresas de telecomunicações.


Os próximos dias são críticos para o futuro da internet. Aqui vão algumas dicas de como estar a par de tudo e contribuir para esta espalhar a informação.

-- Fica a saber mais sobre este tema, vendo o vídeo sobre ITU, e faz a tua parte, assinando a petição que iremos entregar em Dubai: https://www.whatistheitu.org

-- Segue-nos em https://www.accessnow.org/tweet-wcit12 e espreita o blogue da Access para acompanhares diariamente o que acontece em Dubai: https://www.accessnow.org/blog

-- Lê as propostas que serão colocadas na WCIT: https://www.accessnow.org/wcit-what-to-watch ou informa-te sobre a nossa op-ed na Wired Magazine: http://www.wired.com/opinion/2012/11/you-cant-make-decisions-about-the-open-internet-behind-closed-doors/ 

-- Assiste em directo à WCIT no Dubai: http://www.itu.int/en/wcit-12/Pages/webcast.aspx

-- Se fazes parte de uma organização, assina a Declaração Global de Protecção da Liberdade da Internet: http://www.protectinternetfreedom.net/

-- Alerta as pessoas à tua volta para este assunto e incentiva-os a fazer algo para proteger a internet.



Podemos vencer isto, mas precisamos de ti nos próximos dias. 
Fica atento ao que se passa. 
Todos juntos, iremos utilizar a própria internet para salvá-la.



** Por uma internet aberta,
Mike Rispoli da Equipa Access (A Access é uma ONG internacional que promove o livre acesso à internet como uma forma de participação livre, completa e segura na sociedade e de preservação dos direitos humanos.)


Sem comentários:

Enviar um comentário